Medidor de Vazão Portátil

Através do programa de Eficiência Energética nas Lavouras de Arroz que participamos constatou a necessidade de um equipamento para verificar a vazão nas estações de bombeamento. Em 2007 colocamos no mercado o Medidor de Vazão Portátil, um equipamento acessível ao mercado orizícola.

O Medidor de Vazão Portátil vem como ferramenta para identificar o ponto “fraco”, e auxiliar os agricultores nos sistemas de irrigação nas lavouras de arroz, ajudando a controlar a quantidade de água necessária a ser liberada pelos levantes hidráulicos para determinada área de plantio.

Medição das variáveis feitas

  • Vazão;

  • Velocidade da água;

  • Calculo de vazão em relação à área de plantio;

O Medidor de Vazão Portátil é diferenciado das demais opções de equipamentos do mesmo segmento de medição de vazão, por ser portátil e de fácil instalação.

Abaixo alguns exemplos de situações em que o medidor pode ser utilizado

  • Para 100 quadras plantadas, a medição indica uma vazão de 420 l/s, então temos a relação de 4,2 l/s/qua (litros/segundos/quadra), suponha que seja demais, então a rotação da bomba de irrigação deverá ser ajustada para que a vazão chegue aproximadamente a 340 l/s, com este ajuste gerando economia de energia e água.

  • Em uma medição de velocidade 2,5 m/s, que é considerada alta, haverá desperdício de energia para vencer o atrito da tubulação, então este sistema de bombeamento deverá ser ajustado para uma velocidade menor do que 2m/s.

  • Possibilita o acompanhamento continuo do sistema de bombeamento no final de cada safra, o volume de água que foi utilizado na lavoura visando eventuais ajustes necessários no levante hidráulico de acordo com a variação sofrida pela diminuição ou o aumento do nível da barragem ou rio.

Instalação usual
Instalação usual
press to zoom
Transdutor
Transdutor
press to zoom
Instalação usual
Instalação usual
press to zoom

Eletroeste desde 2006 trabalhando com medições de vazão