Mais um novo produto desenvolvido pela Eletroeste, o Sinalizador de Capacitor. É a solução ideal para evitar pagamentos de multas referentes a baixo fator de potência (FER) por mau funcionamento dos bancos de capacitores trifásicos.

 

Os bancos de capacitores trifásicos são utilizados para elevar o fator de potência, que é uma exigência da ANEEL, porém quando o banco de capacitor ou seu equipamento de proteção queima o fator de potência baixa, acarretando multa para o cliente da concessionária de energia elétrica.

Sinalizador de capacitor Trifásico

Quando ocorre a queima de um destes equipamentos, no caso do banco de capacitor não é possível visualizar esta alteração, e no caso do equipamento de proteção a indicação de falha às vezes passa despercebida pelos operadores de manutenção. Nesses casos o Sinalizador de Capacitor é utilizado para indicar a ocorrência de algum problema em um destes equipamentos, possibilitando solucioná-lo antes do recebimento da multa.

Apresentamos dois modelos

SC-TI

 

Utilizado em banco de capacitor fixo, verifica constantemente a corrente elétrica de trabalho do banco de capacitor. Quando a corrente baixa o Sinalizador modelo SC-TI emite um alerta sonoro e desliga o relé interno do tipo FNA, ou seja, o relé pode ser utilizado como normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF).

 

A corrente a ser monitorada é configurada pelo usuário.

 

Aplicações: bancos fixos, que estão sempre em funcionamento.

SCM-TI

 

Monitora bancos de capacitores instalados junto a motores elétricos, bancos móveis. Este modelo possui uma entrada adicional para detectar o acionamento do motor para então verificar a condição do banco de capacitor instalado junto ao motor.

 

Aplicações: bancos móveis, que são ligados dependendo da necessidade do sistema.

Eletroeste Materiais Elétricos & Tecnologia e Automação

A energia que você precisa!          

Uruguaiana - RS - Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram