Mais um novo produto desenvolvido pela Eletroeste, o Sinalizador de Capacitor. É a solução ideal para evitar pagamentos de multas referentes a baixo fator de potência (FER) por mau funcionamento dos bancos de capacitores trifásicos.
Os bancos de capacitores trifásicos são utilizados para elevar o fator de potência, que é uma exigência da ANEEL, porém quando o banco de capacitor ou seu equipamento de proteção queima o fator de potência baixa, acarretando multa para o cliente da concessionária de energia elétrica.

Sinalizador de capacitor Trifásico


Quando ocorre a queima de um destes equipamentos, no caso do banco de capacitor não é possível visualizar esta alteração, e no caso do equipamento de proteção a indicação de falha às vezes passa despercebida pelos operadores de manutenção. Nesses casos o Sinalizador de Capacitor é utilizado para indicar a ocorrência de algum problema em um destes equipamentos, possibilitando solucioná-lo antes do recebimento da multa.
Apresentamos dois modelos
SC-TI
Utilizado em banco de capacitor fixo, verifica constantemente a corrente elétrica de trabalho do banco de capacitor. Quando a corrente baixa o Sinalizador modelo SC-TI emite um alerta sonoro e desliga o relé interno do tipo FNA, ou seja, o relé pode ser utilizado como normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF).
A corrente a ser monitorada é configurada pelo usuário.
Aplicações: bancos fixos, que estão sempre em funcionamento.
SCM-TI
Monitora bancos de capacitores instalados junto a motores elétricos, bancos móveis. Este modelo possui uma entrada adicional para detectar o acionamento do motor para então verificar a condição do banco de capacitor instalado junto ao motor.
Aplicações: bancos móveis, que são ligados dependendo da necessidade do sistema.